Perante a circunstância de o acidente ter ocorrido consigo é extremamente importante manter a calma, desligar o motor do seu veículo, ligar os quatro piscas e, se possível, sair do mesmo. Posteriormente, após manter a sua segurança, deve verificar a existência de vítimas resultantes do sinistro e, no caso de haver, ligar imediatamente para o 111.
No cenário da ocorrência ter resultado «somente» em danos materiais, os procedimentos são similares. Após desligar o motor da viatura e deslocar-se para fora do mesmo, deve verificar a ocorrência de risco de incêndio ou o derrame de líquidos, tais como óleo ou combustível. Nestes casos, a polícia deve ser avisada para registo da ocorrência e dos factos.
É imperativo também realizar o balizamento do local, isto é, vestir o colete retrorrefletor e colocar o triângulo de sinalização, no mínimo a 30 metros do local do acidente e de forma a ser visível a pelo menos 100 metros. Pode recorrer a outra viatura para sinalizar o local ou efetuar o corte da via.
Os passos seguintes estão relacionados com as questões do seguro automóvel. Ainda no local do acidente deve proceder-se à identificação dos envolvidos, obtendo os dados dos condutores (nome, cartão do cidadão, carta de condução, telefone e morada), dos veículos envolvidos (marca, modelo, cor, matrícula, número da apólice de seguro e dados da seguradora) e identificar possíveis testemunhas oculares.
Preencha o formulário a seguir para facílitar a compreensão do sinistro ocorrido, que servirá de um alerta para que os nossos colaboradores entre em contacto e possa receber o formulário de Participação de sinistro.
A partcípação de Sinistro deve ser feita dentro de 3 dias, após o acidente ter ocorrido. Baixe a DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel) após o preenchimento dos campos, dirija-se para uma agência mais próxima de sí aqui caso for tarde envie para os nossos e-mails.